O sistema do tipo Central, como qualquer outro sistema, exige realização periódica de tarefas de manutenção e de limpeza nos equipamentos. Estas ações são vitais para a saúde do usuário e para o bom funcionamento do sistema, garantindo a qualidade do ar interior. Além disso, o simples procedimento de manutenção nesses sistemas garante maior tempo de vida útil aos equipamentos, menor consumo de energia, a higiene é necessária para evitar concentrações nas áreas internas do equipamento de ar-condicionado de ácaros, fungos, mofos bactérias, provenientes do meio ambiente.

Manutenção.

Manutenção Preventiva.

A manutenção preventiva é realizada com a intenção de reduzir, evitar paradas ou até mesmo a diminuição do desempenho dos equipamentos. Evitando uma possível parada não programada no sistema.

O procedimento poderá deverá ser realizado mensalmente em dias e horários a serem acordados junto ao cliente, por funcionários especializados devidamente uniformizados e supervisionados por um engenheiro legalmente habilitado.

Após a realização da manutenção preventiva será preenchido pelos técnicos um relatório dos serviços executados, especificando as condições de funcionamento dos equipamentos.

A vantagem da manutenção preventiva é conseguir realizar a troca dos componentes do sistema, antes que o mesmo apresente defeito, ocasionando a manutenção corretiva, e com isso amenizando o custo de manutenção.

Manutenção Corretiva.

A manutenção corretiva tem como objetivo recuperar a capacidade produtiva do equipamento ou sistema, que por fatores externos ocasionaram a quebra de componentes do mesmo. Muitas vezes pela ação do tempo ou até mesmo pelas más condições de trabalho do equipamento

Tendo em vista que uma máquina parada compromete toda a produção, a manutenção corretiva é a primeira atitude tomada para que esta produção volte à normalidade. Ou seja, a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção.

Sendo constatada a necessidade da troca de qualquer tipo de peça para o equipamento, a mesma será listada por meio de um relatório encaminhada juntamente com orçamento para aprovação antes da troca das mesmas.

Os equipamentos que necessitarem de remoção para troca de peças, serão instalados em seus devidos lugares nos prazos estabelecidos após aprovação do orçamento, desde que não haja problemas com a falta ou inexistência de peças de reposição no mercado.

© 2017 Campioni Engenharia - Todos os direitos reservados.

Av. Plinio de Castro Prado, 644 / Jardim Macedo / Ribeirão Preto-SP

(16) 3967-4748