Sistema de ventilação e exaustão

A ventilação industrial tem sido e continua sendo a principal medida de controle efetiva para ambientes de trabalho prejudiciais ao ser humano. No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases, vapores e promover conforto térmico ao homem.

Sendo assim, a ventilação é um método para se evitarem doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos, vapores, etc. 

O controle adequado da poluição do ar tem início com uma adequada ventilação das operações e processos industriais (máquinas, tornos, equipamentos, etc.) seguindo-se uma escolha conveniente de um coletor dos poluentes (filtros, ciclones, etc.). 

 

A aplicação de um sistema de exaustão ou ventilação tem por objetivo básico a movimentação do ar por meio mecânico através de um ventilador e uma rede de dutos. Sua utilização pode ser das mais diversas possíveis desde dissipação de odores, recolhimento de particulados, exaustão de fumaça ou conforto térmico.

© 2017 Campioni Engenharia - Todos os direitos reservados.

Av. Plinio de Castro Prado, 644 / Jardim Macedo / Ribeirão Preto-SP

(16) 3967-4748